Botox no rosto: saiba o que é e se você pode fazer

botox no rosto

Ah, a fórmula secreta para manter-se sempre jovem… Quem não gostaria de ter em casa uma fonte da juventude e beleza? Mas sabemos que tal milagre, ainda, não existe, certo?

Porém, graças aos avanços da ciência e da tecnologia hoje temos disponíveis, bem ao alcance das nossas mãos, alguns procedimentos eficazes, de rápido resultado e pouco evasivos, ou seja, ideal para quem quer corrigir as marcas do tempo sem passar pelo temido bisturi.

Uma das técnicas mais usadas e que se tornou queridinha de homens e mulheres ao redor do mundo é a aplicação de Botox.

Mas você sabe o que é, como age e para quem é indicado o uso Botox? Não? Mais ou menos? Calma, não se preocupe porque vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e é agora!

Afinal, o que é Botox?

Botox é a abreviação e o nome popular dado à toxina botulínica A, substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria é a mesma responsável por provocar o botulismo quando uma pessoa ingere alimentos contaminados pela mesma.

A aplicação do Botox no rosto, porém, não apresenta grandes riscos ao paciente desde seja feito da maneira correta, na quantidade indicada e pelas mãos de um profissional médico apto para realizar tal procedimento – cirurgiões plásticos e dermatologistas.

O Botox age bloqueando a passagem de informações e de estímulos entre os neurônios e os músculos conseguindo assim relaxar a musculatura facial. Com a musculatura local relaxada é possível eliminar – temporariamente – marcas de expressão devolvendo, assim, uma harmonização na estética fácil dando ao paciente uma aparência mais jovem.

Para quem o Botox no rosto é indicado?

O Botox para o rosto é indicado para pessoas que apresentam linhas de expressão dinâmicas, ou seja, que surgem com anos devido às expressões faciais que diariamente manifestamos para nos comunicar e demonstrar emoções.

Não há uma idade mínima ou máxima indicada para que se faça uso do Botox no rosto, porém, é recomendado para pessoas a partir dos 35 anos. É nessa idade que pele começa a perder seu colágeno e as primeiras rugas se evidenciam.

Então, homens e mulheres que começam a observar diante do espelho sugo na região da testa e os famosos (temidos) pés de galinha ao redor dos olhos podem se beneficiar do uso da toxina botulínica A.

Antes dos 25 anos, porém, muitas das marcas que algumas pessoas acreditam apresentar são sinais de traços genéticos, que podem ser corrigidos, porém, através de outros procedimentos que visam melhorar à estética fácil de maneira mais definitiva.

Qual parte do rosto o Botox pode ser aplicado?

O Botox pode ser aplicado em locais onde há marcas de expressão causadas pelo tempo ou por traços genéticos – como no caso do famoso bigode chinês – e onde não há necessidade de reestabelecer um grande de volume de massa, como acontece no preenchimento labial que, muitas vezes, tem por objetivo dobrar o tamanho do lábio.

Os locais que mais indicados a receber a toxina botulínica são:

  • Testa;
  • Pescoço e colo;
  • Vincos entre as sobrancelhas;
  • Ao redor dos olhos – o chamado pé de galinha; e
  • Ao redor da boca e dos lábios – o chamado código de barras.

Como é realizado o procedimento?

O procedimento é realizado no próprio consultório – em um ambiente esterilizado – cada ampola possui em média 100 unidades de Botox e cada procedimento faz uso de 50 a 70 unidades do mesmo.

Com uma agulha extremamente fina o médico injeta no tecido subcutâneo pequenas quantidades de Botox no rosto. Cada aplicação pode levar em torno de 3 minutos e o tempo total do procedimento entre preparação da pele e finalização das aplicações leva em médica 45 minutos.

Os resultando, porém, não são imediatos e instantâneos, os primeiros sinais começam a surgir após o terceiro dia após o procedimento e a partir do décimo ou décimo quinto dia já é possível observar o efeito completo do Botox agindo na pele do rosto.

Quanto tempo dura o efeito do Botox no rosto?

O efeito pode durar de 4 a 6 meses, devendo ser refeito após esse período a fim de manter o resultado. O tempo varia de acordo com o estilo de vida de cada pessoa. Para quem leva uma vida mais saudável, não consome grandes quantidades de bebidas alcoólicas, não fuma e pratica atividades físicas de forma maneirada e regular o efeito pode durar tranquilamente até 6 meses.

Corro algum risco durante ou após o procedimento?

O Botox não apresenta quaisquer reações ao organismo quando aplicado na quantidade e região correta do rosto do paciente. Seus efeitos colaterais não provocam desconforto ou irritações à cútis.

As únicas contraindicações quanto a realização do procedimento são em casos específicos e que devem ser observados anteriormente pelo médico que irá realizar o procedimentos. E essas contraindicações incluem:

  • Mulheres gestantes e lactantes;
  • Pessoas com lesões, sensibilidade ou alergias na região onde o procedimento será realizado; e
  • Pacientes com sensibilidade ou alergia à toxina botulínica.

Por isso, é fundamental e imprescindível que o Botox no rosto seja aplicado e manuseado por um profissional médico responsável e que saiba identificar quem pode ou não receber a toxina e qual o momento certo para que a pessoa se submeta ao procedimento.

Com todas as avaliações, exames e histórico médico em dia e não apresentando nenhuma contraindicação, o Botox no rosto poderá cumprir seu papel transformador e rejuvenescedor sem quaisquer problemas clínicos ao paciente.

Você sabia?

A toxina botulínica é, também, utilizada para ajudar no tratamento de várias doenças. Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar a importância do Botox vai muito além, para a medicina, do que fins estéticos. Atualmente ela é usada para o controle e alívio dos sintomas de:

  • Hiperidrose, também conhecido como sudorese ou suor excessivo;
  • Enxaqueca;
  • Espasmos musculares;
  • Obesidade;
  • Correção do estrabismo;
  • Controle do bruxismo; entre outros.

Uma boa consulta com um especialista pode eliminar todas as dúvidas e mitos que, ainda, rondam a aplicação do Botox no rosto. É importante escolher um profissional de sua inteira confiança e que já tenha trabalhado com sucesso com o uso da toxina.

Este artigo foi útil para você? O que acha de continuar aprendendo? Muitas pessoas confundem Botox no rosto com preenchimento e ficam em dúvida entre um ou outro. Temos um artigo para esclarecer essas dúvidas, confira!

eBook Corpo Perfeito

Share: