Botox e preenchimento facial: quais as principais diferenças?

botox e preenchimento

Os procedimentos estéticos que visam rejuvenescer a pele sem a necessidade de grandes intervenções cirúrgicas, já são febre ao redor do mundo e a cada ano ganham milhares de novos adeptos. A toxina botulínica, vulgo Botox, e preenchimento facial com uso de ácido hialurônico (AH) são – há alguns anos – as grandes vedetes do mercado. Mas ao contrário do que muita gente pensa ou acredita o Botox e preenchimento são procedimentos com diferentes ações, resultados e com indicações distintas.

Se você também tem dúvidas sobre qual método é o mais indicado para o seu caso e quer entender um pouco mais sobre o assunto antes de marcar uma consulta com um especialista, então, está no lugar certo!

Vamos desmistificar agora as diferenças entre Botox e preenchimento labial em 5 passos!

#1 Principais diferenças: entenda o que é e como atuam o botox e preenchimento

Talvez a forma como o botox e preenchimento são realizados e o fato de tanto um como o outro serem substâncias pouco invasivas e por serem “aplicadas” para a correção de linhas e marcas causadas pela ação do tempo, ocorra a confusão por parte da população.

Porém, cada substância tem suas particularidades próprias e interfere de um jeito diferente na aparência. Confira!

Botox

O Botox age relaxando a musculatura facial e com isso “paralisa” a região tratada. Dessa forma, ele evita que ocorra contração muscular no local – tal contração é responsável pela formação de rugas como o pé de galinha e os sulcos na região da testa. O relaxamento muscular causado pelo Botox ameniza as rugas profundas já existentes e elimina as mais superficiais e em estágio inicial.

Preenchimento facial

O preenchimento facial com ácido hialurônico age com a finalidade de dar volume ao rosto, atraindo as moléculas de água e estimulando a produção natural de colágeno para a pele, dando mais vivacidade e hidratação para a cútis.

Em resumo, o Botox age para deixar a pele jovem, lisa e sem marcas e o preenchimento facial devolve ao rosto volume e contornos bem definidos dando ao paciente uma melhor harmonização facial.

#2 Em quais áreas do rosto os procedimentos são aplicados?

Botox

A toxina botulínica é indicada para tratar de todas as regiões do rosto onde há rugas dinâmicas, ou seja, em locais onde a musculatura é mais exigida tanto quando sorrimos como quando franzimos a testa quando estamos preocupados com algo. O Botox vem para dar um semblante mais jovem, descansado e natural ao paciente. Os locais mais comuns e indicados para a aplicação do Botox são:

  • Ao redor dos olhos – temidos pés de galinha;
  • Ao redor da boca;
  • Rugas da região da testa;
  • Rugas no queixo;
  • Sulcos do pescoço e colo; e
  • Sobrancelhas “caídas”;

Preenchimento facial

O preenchimento facial vem para devolver volume em locais onde a flacidez se faz presente ou em casos onde a pessoa tem traços e contornos muito finos e pouco definidos. Dando mais harmina ao rosto e melhorando a estética facial. Os locais mais comuns indicados para a aplicação de AH são:

  • Maçãs do rosto;
  • Olheiras profundas;
  • Mandíbula;
  • Rugas em volta da boca – código de barras;
  • Preenchimento labial para aumentar o volume e contorno da boca;
  • Têmporas;
  • Dorso do nariz;
  • Base da sobrancelha; e
  • Bigode chinês.

#3 Quais as principais indicações de cada procedimento em cada área aplicada e como agem?

Vamos entender como cada método funciona nas principais causas de reclamações nos consultórios?

Pés de galinha

Os pés de galinha são as indesejadas rugas que surgem ao redor dos olhos, elas são os primeiro sinais do tempo que o espelho costuma mostrar para nós. Quando sorrimos, elas se evidenciam e para dar fim com a ação do tempo e atenuar tais rugas, a toxina botulínica é a melhor escolha. O Botox elimina as marcas já existentes e previne que novas venham a surgir ao paralisar a região.

Bochecha flácida

Com o passar do tempo, a pele perde tanto gordura como colágeno e consequentemente volume. Muitas vezes, o volume perdido deixa uma camada de tecido de pele caída e com o aspecto de bolsa vazia. O preenchimento de AH traz de volta o volume perdido e harmoniza os contornos das maçãs do rosto, corrigindo também as rugas presentes no local e estimulando a hidratação e regeneração da derme.

Rugas na testa

As rugas na testa surgem com o passar do tempo devido a repetição de movimentos involuntários e dinâmicos da musculatura da testa. Com os anos as linhas de expressão podem ficar mais profundas e acarretar em vincos permanentes na área. A aplicação de Botox é a mais indicada, uma vez que a substância irá relaxar e “paralisar” a musculatura local, evitando assim que o movimento se repita e as marcas fiquem em evidência.

Bigode Chinês

Para o bigode chinês, o preenchimento é a melhor solução, como é uma região onde há constante movimentação e articulação da boca, o Botox deixaria a região paralisada e artificial. O preenchimento eleva o sulco de toda a área eliminando quaisquer marcas na região. Geralmente, o bigode chinês é uma característica genética que se acentua com o passar dos anos quando corpo diminui a produção de colágeno e das fibras de gordura da pele.

Sobrancelhas caídas

O passar dos anos promove a perda da elasticidade da pele e com isso as sobrancelhas tendem a “cair”, fazendo sombra nos olhos e dando ao rosto um ar cansado e triste. Para levantar o olhar e colocar as sobrancelhas de volta no lugar é indicado e mais usual a aplicação de Botox. Ele vai relaxar os músculos do local conseguindo assim sustentar as sobrancelhas na posição correta.

Boca fina e sem contorno

Lábios muito finos ou em medidas desproporcionais – lábio inferior ou superior muito menor que o outro – costumam causar desconforto e insatisfação em muitas mulheres, especialmente, nas mais jovens. Para dar à mulher uma boca bonita, com lábios carnudos, volumosos e bem contornados o preenchimento labial é a opção mais adequada. Ele vai dar à boca volume e contorno desejado de forma natural e rápida, quando aplicado por um profissional competente.

#4 Em quanto tempo é possível perceber os resultados e qual a durabilidade de cada um?

O resultado do botox e preenchimento pode ser observado já nas primeiras 72 horas pós-procedimento. Porém, tanto no caso do Botox como do AH, os resultados mais significativos e definitivos são vistos após certa de 7 e 10 dias.

O Botox mantém seu efeito entre 4 e 6 meses, sendo necessário novas aplicações após esse tempo. O preenchimento facial tem efeito um pouco mais duradouro entre 12 e 18 meses.

Mas vale lembrar que tudo depende de inúmeros fatores que vão desde o estilo de vida da pessoa até mesmo a sua genética.

#5 O Botox e preenchimento facial podem ser complementares?

Sim, podem! Como podemos ver nos tópicos acima, botox e preenchimento agem cada um para um tipo de necessidade e tem sua finalidade muito bem definida dentro do contexto estético.

Logo, eles podem andar juntos em benefício do todo. O que é sempre bom salientar é o uso constante e essencial do bom senso e do bom gosto. O uso excessivo de ambas as substâncias ou a aplicação desproporcional e impulsiva podem deformar e comprometer toda a musculatura e a capacidade do indivíduo de se expressar.

O principio básico para o uso do Botox e preenchimento é a parcimônia e a naturalidade. Um rosto jovem e saudável se destaca pela sua vivacidade e capacidade de demonstrar sentimentos e reações mesmo nos pequenos gestos e isso precisa ser mantido mesmo com o passar dos anos.

Então, um preenchimento labial pode sim completar e se harmonizar com um par de olhos sem rugas ao redor. Ou o fim das olheiras pode sim vir acompanhado do adeus às rugas da testa. Porém, cada procedimento precisa ser realizado do seu modo, na dosagem correta e pensando no todo.

Lembre-se sempre que procurar um profissional capacitado e comprometido com o seu bem-estar é fundamental para o sucesso de qualquer procedimento estético. Converse bem com seu médico, tire todas as dúvidas e procure siga suas recomendações e orientações.

Este artigo foi útil para você? O que acha de assinar a nossa Newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre estética beleza e bem estar diretamente no seu e-mail? Aproveite!

eBook Cirurgia Plástica

Share: