Saiba como é feita a rinoplastia

A insatisfação com alguma parte do corpo é mais comum do que se imagina, principalmente quando se trata de alguma área visível, como o nariz. Isso faz com que muitas pessoas recorram a cirurgias plásticas, como a rinoplastia, buscando saber quais são suas principais características, quais são os resultados que podem ser esperados e se de fato compensa investir em uma cirurgia desse tipo.

O processo como um todo é mais simples do que parece, e não é preciso haver grandes preocupações. Se você quer saber como é feita a rinoplastia, continue a leitura.

O que é a rinoplastia?

Explicando de forma simples, a rinoplastia nada mais é do que o processo cirúrgico utilizado para correções do nariz. Ao contrário do que muitos pensam, essas correções visam não somente diminuir tamanho ou largura, mas também aumentar essa estrutura tão aparente. Todo o processo, independentemente da finalidade, dura em média duas horas, havendo necessidade de internação de 24h dependendo da anestesia utilizada, que pode ser geral ou local.

Outra vantagem, além da rapidez e efetividade da operação, é que pode haver associação com outros procedimentos, como a turbinectomia e a septoplastia, realizadas em pacientes que possuem hipertrofia dos cornetos nasais e desvio de septo.

Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia pode ser feita com a utilização de duas técnicas, ambas rápidas e eficazes.

Exorrinoplastia

Também conhecida como rinoplastia aberta, nessa técnica são feitas pequenas incisões com o objetivo de “desencapar” o nariz. Ou seja, há o levantamento da pele para que o cirurgião possa ver o osso e a cartilagem.

Rinoplastia endonasal

Conhecida como rinoplastia fechada, é realizada por meio de pequenas incisões internas, não sendo possível que o cirurgião veja de fato a área operada. Isso, entretanto, não diminui a eficácia desse tipo de operação.

Dependendo da correção a ser feita, é utilizada não somente raspagem e outras técnicas, mas também quebra e deslocamento do osso nasal, de modo que se obtenha o melhor resultado. Todo esse processo dificilmente resulta em dor posteriormente, mas os especialistas alertam para a importância do cumprimento das exigências do pós-operatório. Caso a área fique dolorida, basta fazer uso de um analgésico comum que será receitado pelo médico.

No geral, após o procedimento, é necessário utilizar curativos específicos por um período de até 15 dias, evitar esforços físicos e sol por 60 dias, dormir com o auxílio de travesseiros elevando a cabeça, para facilitar a respiração, e não assoar o nariz.

Quem pode fazer a rinoplastia?

Esse tipo de operação é indicado a qualquer pessoa que já tenha a formação nasal completa, o que ocorre entre 15 e 16 anos para mulheres e aos 18 anos para os homens. Além disso, o paciente não pode estar fazendo uso de anticoagulantes nem estar amamentando, no caso das mulheres, entre outras recomendações.

O resultado final, pode ser notado já nos primeiros dias, embora a área ainda esteja com equimoses. O indicado, porém, é aguardar de seis meses a dois anos para saber como ficou o nariz definitivamente. As cicatrizes da rinoplastia ficam praticamente imperceptíveis.

Agora que você já sabe como é feita a rinoplastia, pode deixar o medo de lado e procurar um cirurgião plástico, se optou por essa operação.

Gostou das informações? Deixe um comentário abaixo nos contando e fique à vontade para deixar também suas dúvidas.

eBook Cirurgia Plástica

Share:

Deixe um comentário