Pós-operatório da rinoplastia: tire suas dúvidas!

Muitas pessoas sentem vontade de dar uma nova forma para o nariz, porém, o pós-operatório da rinoplastia é o que as assusta. Hoje, vamos falar sobre ele para que você se informe sobre o que realmente acontece durante a recuperação e para saber o que esperar após essa cirurgia plástica.

O que esperar do pós-operatório da rinoplastia?

O pós-operatório da rinoplastia possui sintomas que se amenizam com o tempo. Alguns desses sintomas são mais frequentes e comuns para todas as pessoas. São eles:

Dores de cabeça e no local

É preciso considerar que a rinoplastia é um procedimento invasivo, por isso, o paciente pode sentir dores de cabeça e no local. Essas dores são mais fortes nos dois primeiros dias e se amenizam com o tempo, podendo ser controladas com o uso de medicamentos.

Sangramento nasal

É um sintoma natural do pós-operatório da rinoplastia, mas, deve-se estar atento caso seja excessivo, comunicando o médico.

Dificuldade para respirar

Após a rinoplastia, é comum que aconteça a congestão nasal, porque o nariz fica inchado e isso causa a obstrução das vias respiratórias. Esse quadro ameniza após uma semana.

Convivência com tampões, esparadrapos e talas

Nos pós-operatório da rinoplastia, é preciso dar sustentação para a nova forma do nariz, e para isso, o paciente poderá fazer uso de talas (aquaplast), esparadrapos e, em alguns casos, tampões. A sustentação dura em média duas semanas.

Dificuldade para dormir ou insônia

O uso das sustentações e a congestão nasal podem dificultar o sono nos primeiros dias. Se a insônia incomodar muito, é possível pedir ao médico a indicação de um indutor de sono, porém, deve-se evitar o uso de medicamentos por conta própria.

Equimoses faciais

Durante o procedimento, é natural que o sangue se espalhe abaixo da pele, e essa é a causa das equimoses faciais. Essas manchas arroxeadas podem aparecer tanto no nariz como nas bochechas e na região dos olhos. Elas amenizam gradativamente e vão perdendo a cor intensa cerca de sete dias após a cirurgia.

Bolsas abaixo dos olhos

Os inchaços nas pálpebras inferiores também são comuns, especialmente se houver a predisposição genética. Esse inchaço pode variar em seu tempo de  recuperação, podendo permanecer por alguns meses para os mais propensos geneticamente.

Quais são os cuidados que se deve ter na recuperação da rinoplastia?

Para que a recuperação se dê de forma tranquila, o paciente deve tomar alguns cuidados para favorecer a cicatrização e evitar complicações pós-operatórias, como:

• Utilizar apenas os remédios indicados pelo médico;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nos primeiros dias de recuperação;
  • Manter o repouso absoluto pelo tempo indicado pelo médico;
  • Evitar atividades físicas e esforços intensos durante o primeiro mês de recuperação;
  • Evitar exposição solar por no mínimo dois meses;
  • Não retirar o curativo;
  • Não assoar o nariz para evitar a pressão no local;
  • Evitar ambientes secos para melhorar a respiração.

Sendo assim, qualquer sintoma que se apresente de uma forma intensa ou muito incômoda deve ser informado ao médico para a observação de possíveis complicações.

Qual é o tempo de recuperação da rinoplastia?

Os resultados da rinoplastia serão notados depois de alguns meses. O tempo de recuperação é demorado e o inchaço começa a regredir após o primeiro mês. O resultado final, porém, somente é alcançado cerca de 1 a 2 anos após a cirurgia, quando o nariz estará totalmente cicatrizado e livre de inchaços.

Como evitar complicações no pós-operatório da rinoplastia?

Para ter uma boa recuperação da rinoplastia, é muito importante seguir as recomendações do médico. A cirurgia é segura e a recuperação corre dentro do esperado quando o paciente segue as recomendações e também quando escolhe bons profissionais. A rinoplastia é um procedimento cirúrgico, e por isso, a competência do cirurgião é essencial para evitar riscos e para que o resultado seja como esperado.

Com efeito, a rinoplastia pode ajudar as pessoas a melhorar sua saúde ou sua autoestima, é um procedimento benéfico e seguro quando realizado com profissionalismo. Apesar disso, a atenção aos cuidados pós-operatórios da rinoplastia e a colaboração do paciente são essenciais para que tudo seja um sucesso.

Você já pensou em fazer uma rinoplastia? Conhece alguém que já fez? Conte pra gente nos comentários!