Micropigmentação fio a fio: vale a pena fazer na sobrancelha?

micropigmentação fio a fio

Engana-se quem pensa que as sobrancelhas não passam de meros elementos figurantes no rosto. Elas são as principais responsáveis por emoldurar os contornos faciais. Por isso, em busca da sobrancelha perfeita muitas pessoas têm recorrido à técnica de micropigmentação fio a fio, em busca de um design capaz de levantar e potencializar o olhar.

Com isso, surgiu no mercado diversas clínicas oferecendo o serviço de micropigmentação fio a fio e, consequentemente, muitas dúvidas a respeito do procedimento acompanharam esse “boom” do universo estético, tais como: Todo mundo pode fazer?  É permanente? Vou sentir dor?

Vamos descobrir juntos as respostas para essas e outras perguntas sobre micropigmentação fio a fio de sobrancelhas?

Afinal, o que é micropigmentação fio a fio?

Micropigmentação fio a fio e microblading  são as técnicas mais modernas disponíveis no mercado, que trabalham com fios 3D, de efeito realista.

 A técnica  consiste na implatação de pigmento na pele, reproduzindo  de maneira delicada o formato e a espessura do fio da sobrancelha delicadamente, um a um.

Dessa forma é possível atingir um efeito natural capaz de iluminar, corrigir e realçar o contorno do rosto.

Não preciso mais me preocupar com o design das sobrancelhas?

Não é bem assim! A micropigmentação fio a fio não irá inibir o crescimento dos pelos da região, o que significa que você deverá manter uma rotina de cuidados com as sobrancelhas normalmente. Até mesmo para valorizar o procedimento que foi realizado.

Como é feito o procedimento?

Primeiramente, o profissional estuda os contornos e linhas faciais do paciente, feito isso é importante discutir o que exatamente cada pessoa deseja com o procedimento:

  • Preencher falhas de fios;

  • Alongar o desenho;

  • Dar mais volume as sobrancelhas;

  • Arquear o olhar;

  • Engrossar a linha dos pelos;

  • Ajustar o design;

  • camuflar cicatriz na sobrancelha.

Com essas informações em mãos são feitas algumas marcações no rosto. Além disso, o profissional desenha com um lápis como será o novo formato das sobrancelhas para que o paciente possa aprovar o design.

Depois da aprovação, é aplicado um gel anestésico para diminuir o incomodo que o procedimento pode causar no local. O anestésico demora cerca de 30 minutos para fazer efeito e então, o procedimento de micropigmentação fio a fio pode ser iniciado.

O aparelho utilizado exclusivamente para a micropigmentação fio a fio é o demógrafo. Trata-se de um instrumento delicado e sensível com agulhas bem finas que permitem um resultado preciso.

Poderei ver o resultado já na primeira aplicação ou são necessários retoques?

O resultado da micropigmentação fio a fio é imediato, porém a coloração dos primeiros dias não é definitiva. O pigmento começa a desbotar por volta do quinto dia e só depois de 30 dias chega ao tom correto e definitivo. Por isso, não se assuste logo na primeira olhada no espelho.

É também depois do período de 30 dias que paciente e profissional avaliam a necessidade de retoques ou não. Geralmente, eles não são necessários mas alguns pigmentos mais claros podem ser mais difíceis de fixar e ainda há pessoas em que o organismo tenta “expulsar” o corpo estranho, o que resulta na necessidade de retocar.

Se eu não gostar, posso remover?

Sim, se por alguma razão você não ficar feliz com o resultado, após 30 dias de a micropigmentação ter sido realizada você poderá fazer a despigmentação para removê-la.

Para quem o procedimento é indicado?

A micropigmentação é indicada e aconselhada para qualquer pessoa que deseja remodelar as sobrancelhas, refazê-las ou disfarçar falhas.

Não há relatos de reações alérgicas como consequência do procedimento, porém, pessoas com peles muito sensíveis ou muito alérgicas devem fazer uma avaliação médica antes de realizar a técnica.

Procure seu médico dermatologista e converse com ele sobre possíveis reações ou rejeições quanto à pigmentação que será introduzida na derme.

Existem contraindicações?

Apesar de não ser um procedimento muito invasivo e de não apresentar quaisquer riscos à saúde, recomenda-se que um determinado grupo de pessoas não realize a micropigmentação fio a fio, exceto se um médico de confiança atestar e assegurar sua liberação:

  • Grávidas;

  • Lactantes;

  • Pessoas com marca-passo;

  • Pessoas com quadro de anemia;

Quanto tempo dura a micropigmentação fio a fio?

A micropigmentação não é um procedimento permanente, ao contrário da maquiagem definitiva e das tatuagens. Como a agulha não penetra na pele profundamente, a pigmentação vai desbotando com o passar do tempo.

Em média, o procedimento pode durar até 18 meses e isso pode variar de pessoa para pessoa. Em atletas e pacientes que costumam tomar muito sol a pigmentação tende a desbotar mais rapidamente, assim como os pigmentos de cores claras – realizados em pessoas com sobrancelhas loiras, ruivas ou castanhas claras.

Os tons mais escuros tendem a durar mais. O ideal é que você volte ao consultório estético para refazer o procedimento antes que ele desbote por completo.

Quais são os cuidados pós-procedimento?

É importante escutar muito bem as recomendações do profissional e seguir à risca as recomendações pós-micropigmentação.

Os cuidados, no entanto, são simples:

  • Recomenda-se não lavar a área no primeiro dia;

  • Não realizar limpeza de pele até o processo de cicatrização se concluir;

  • Não coçar a área durante a cicatrização;

  • Não remover com as mãos as “casquinhas” que irão se formar;

  • Evitar passar as mãos a todo o momento nas sobrancelhas;

  • Aplicar água termal para hidratar e ajudar no processo de cicatrização.

Para quem sonha em realizar o procedimento é importante conhecer bem as referências e credenciais do profissional que irá realizá-lo. Lembre-se que estamos falando de um elemento essencial para a harmonia e estética facial.

Não se deixe enganar por falsos profissionais que trabalham com valores muito abaixo do mercado ou que não tenham bagagem e conhecimento técnico preciso para esclarecer todas as dúvidas e questionamentos.

Conseguiu tirar as suas dúvidas? Então, continue aprendendo sobre procedimentos estéticos. Separamos um artigo sobre botox no rosto com tudo o que você precisa saber!

Share: