Como ser mais saudável sem tanto sofrimento

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Na atualidade, diante de uma rotina cada vez mais agitada, muitas pessoas querem saber como ser mais saudável e viver melhor. Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar como os hábitos alimentares podem ajudar você a manter um estilo de vida saudável, sem sacrifícios ou traumas.

Você vai descobrir que pequenas mudanças podem trazer grandes benefícios para a sua saúde. Confira!

Como ser mais saudável no dia a dia

Em meio aos desafios da vida profissional familiar, nem sempre é possível manter a linha na hora de comer. Sempre falta tempo para fazer boas refeições durante o dia de trabalho e em casa, devido ao cansaço, muitas vezes o telefone da pizzaria acaba sendo a solução para a hora do jantar.

O primeiro passo para aprender como ser mais saudável por meio da alimentação é entender que bons hábitos alimentares devem fazer parte da rotina diária, mesmo que ela seja agitada.

A segunda dica é: não é preciso abandonar a preferência por frituras, doces e outras tentações. Basta consumir essas delícias moderadamente e garantir o espaço na mesa para frutas, verduras, legumes e cereais. Esses são os chamados alimentos funcionais que, devido às suas propriedades de promoção da saúde, devem fazer parte da nossa dieta.

Faça pequenas mudanças e alcance grandes benefícios

Comece pelo café da manhã. Que tal usar stevia em vez do açúcar para adoçar o café? Troque o pão branco pelo integral e passe a incluir frutas e cereais na primeira refeição do dia.

Banana, mamão e melão são opções de alto valor nutritivo devido às vitaminas e antioxidantes. Já a aveia, a linhaça e a chia são ricas em fibras e ajudam no funcionamento do intestino.

No almoço, o arroz integral é uma escolha mais saudável que o arroz branco, assim como legumes cozidos em vez de fritos. Frango, peixe e carne de boi magra são ótimas fonte de proteínas, assim como ovos e feijão. E não se esqueça dos vegetais de cor escura! Couve, brócolis e espinafre são alimentos funcionais, assim como o azeite de oliva, que você pode usar para temperar a salada.

Para o lanche da tarde, queijo branco, iogurte natural e castanhas são uma opção nutritiva, que ajudará no funcionamento do sistema imunológico.

Ao final da tarde e no jantar, você pode repetir as escolhas saudáveis que fez ao longo do dia. Sucos e vitaminas são uma boa ideia, assim como sopas e sanduíches naturais.

Com o tempo, você verá que além de perder peso, você vai dormir melhor, sentirá mais disposição e estará mais concentrado e atento. Esses são apenas alguns dos benefícios da boa alimentação!

Tome cuidado com os alimentos perigosos para a saúde

Os cientistas já concluíram que o consumo de alguns alimentos está relacionado ao surgimento de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, infarto e câncer, entre outras.

Bebidas alcoólicas, frituras, salgadinhos, balas, salame, salaminho, salsicha e outros produtos industrializados possuem substâncias extremamente perigosas para a saúde.

Para descobrir como ser mais saudável por meio da alimentação, você precisa repensar o consumo desses alimentos. Trata-se de uma escolha que protegerá sua saúde e da sua família.

Faça todas as mudanças necessárias nos seus hábitos alimentares sem pressa, mas com determinação. Os resultados positivos virão aos poucos, mas serão definitivos se você cultivar um estilo de vida saudável.

Coma bem para viver bem!

Agora que você já sabe quais alimentos deve evitar e quais são aqueles que precisam fazer parte das refeições de cada dia, fica mais fácil comer bem para viver bem!

Lembre-se: aprenda a fazer boas escolhas alimentares com paciência e determinação! Beba bastante água e respeite o intervalo de três horas entre as refeições todos os dias! E permita-se ceder às tentações de vez em quando! Se não houver restrições médicas, vale saborear uma pizza na Tomaselli — de preferência, marguerita ou frango, certo?

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