Como saber se estou no meu peso ideal?

Você sabe se o seu peso é ideal para você? Algumas pessoas acham que estão acima do peso; outras acham que estão abaixo. Algumas consideram que têm o correto. Mas qual critério utilizar para saber se nosso peso é o ideal?

Para saber se estamos acima, abaixo, ou dentro da faixa aceitável de peso, precisamos calcular nosso índice de massa corporal (IMC), padrão internacional para avaliar o grau de obesidade, utilizado pela Organização Mundial de Saúde.

Como calcular?

O cálculo deve ser utilizado como uma forma de análise geral do corpo, já que para uma análise mais detalhada outros fatores, além do peso e altura, devem ser levados em consideração.

O IMC é calculado por meio de uma fórmula simples, onde dividimos o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros).

IMC = Peso (Kg) ÷ Altura² (m)

Após o cálculo, a pessoa deve analisar o resultado conforme o seguinte:

  • Inferior a 17: Peso muito abaixo do normal
  • De 17 a 18,4: Peso abaixo do normal
  • De 18,5 a 24,9: Peso normal
  • De 25 a 29,9: Peso acima do normal
  • De 30 a 34,9: Obesidade I
  • De 35 a 39,9: Obesidade II (severa)
  • Superior a 40: Obesidade III (mórbida)

Veja o exemplo seguinte, que considera uma pessoa com 65 Kg e 1,60 m:

  • IMC = 65 ÷ 1,60²
  • IMC = 65 ÷ 2,56
  • IMC = 25,39

Veja que o resultado encontrado está entre 25 e 29,9, ou seja, essa pessoa está acima do peso.

Quais são as consequências de estar fora do peso?

Quem está com índice de massa corporal dentro dos limites saudáveis, consequentemente, terá menos riscos de desenvolver certos tipos de doença. Quem está abaixo ou acima dos limites deve se preocupar em atingir o peso ideal. Quando a pessoa está fora do peso ideal os riscos de desenvolvimento de algumas doenças é maior.

Estar abaixo do peso pode ser consequência de algum problema de saúde já existente e ainda há o risco de desenvolver doenças relacionadas à subnutrição. Para os que estão acima, há uma propensão de desenvolver doenças cardiovasculares, pressão alta, aumento do colesterol ou diabetes, por exemplo.

O que fazer se não estou no peso ideal?

Se, após realizar o cálculo, você descobrir que não está no seu peso ideal, considere possíveis mudanças de hábitos, incluindo um planejamento alimentar saudável e a prática de exercícios físicos regularmente.

Em alguns casos, pequenas alterações são suficientes. Em outros, devem ser mais radicais. Porém, apenas um especialista poderá orientá-lo sobre o que deve ser feito.

É aconselhável consultar um médico. Dessa forma, você poderá realizar exames clínicos e obterá resultados mais detalhados. Além disso, o médico prescreverá o tratamento para o problema  e indicará  quais medidas você deve tomar para chegar ao seu objetivo.

Nos dias atuais uma boa parte da população sofre com o problema da obesidade. Porém uma boa notícia é que tem aumentado o número de pessoas preocupadas com a saúde e que buscam chegar ao peso ideal.

Se você também se preocupa com a sua, assine a nossa newsletter para se manter informado sobre os assuntos de saúde e de estética.

eBook Corpo Perfeito

Share:

Deixe um comentário