Afinal, como funciona o botox?

como funciona o botox

O botox é um procedimento muito utilizado por homens e mulheres que desejam diminuir as linhas de expressão e outros sinais deixados na pele pelo envelhecimento. Geralmente, ele é realizado na região do rosto, e tem a vantagem de promover resultados rápidos e eficientes. Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre como funciona o botox, quais seus prós e contras e para quais pacientes ele é indicado.

Por isso, confira, a seguir, algumas informações importantes sobre como funciona o botox, e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica, popularmente chamada de “botox”, é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria também é conhecida por ser a causadora da doença “botulismo”, mas isso não deve ser motivo para preocupações. Afinal, a toxina utilizada no procedimento é purificada e reduzida a doses pequenas, que não são capazes de fazer com que o paciente desenvolva a doença.

Como funciona o botox e quais são seus efeitos esperados?

A aplicação do botox varia de acordo com a pessoa, pois deve atender às necessidades de cada um e aos seus desejos estéticos. Antes de tudo, o médico marca as áreas em que o tratamento será realizado. Em seguida, realiza-se a aplicação, de forma rápida, com a utilização de uma agulha.

Quando a toxina botulínica é aplicada nessas áreas do corpo, ela atua impedindo a transmissão de estímulos entre os neurônios e os músculos, evitando, assim, a sua contração e, consequentemente, relaxando a musculatura local.

Esse relaxamento muscular é o grande responsável pela diminuição das marcas de expressão, formadas quando franzimos algumas área do rosto. Por exemplo, as sobrancelhas, a testa e a região ao lado dos olhos (os chamados “pés de galinha”).

Além disso, o botox também age de forma preventiva, impedindo a formação de novas rugas pela movimentação do rosto. Dessa forma, por meio do procedimento, é possível obter a aparência de uma pele mais jovem e natural.

É importante lembrar, também, que a ação da toxina botulínica é temporária (durando de 3 a 6 meses), pois, com o tempo, os neurônios encontram novos “caminhos” para se comunicar com os músculos, que voltam a se contrair. Por esse motivo, é recomendável fazer a aplicação a cada 4 ou 6 meses.

Quais são os prós e os contras do botox?

A aplicação do botox tem muitas vantagens, entre elas a de ser extremamente eficiente e permitir um resultado satisfatório. Veja alguns outros pontos positivos dessa técnica:

  • o botox pode ser utilizado em praticamente qualquer idade (sendo indicado para pessoas maiores de 25 anos);
  • sua aplicação é muito segura;
  • seu resultado é quase imediato, demorando no máximo 72 horas para se manifestar;
  • a toxina botulínica não costuma causar reações alérgicas, e não apresenta risco de paralisia muscular;
  • o paciente pode retomar a maioria das atividades no mesmo dia da aplicação, não havendo a necessidade de afastamento ou repouso.

São poucos os pontos que vão contra a aplicação do botox. Veja alguns deles:

  • após o tratamento com o botox, é possível que a pele apresente pequenos hematomas, que podem durar alguns dias;
  • após o procedimento, o paciente deve esperar alguns dias até voltar a fazer exercícios físicos pesados;
  • seu efeito não é muito duradouro, e as rugas devem voltar após algum tempo, havendo a necessidade de novas aplicações.

Para quem esse procedimento é indicado?

O botox é indicado para qualquer pessoa acima de 25 anos que deseje amenizar as linhas de expressão do rosto ou prevenir seu aparecimento.

Porém, esse procedimento não é aconselhado para mulheres grávidas ou amamentando, além de pessoas que tenham problemas na coagulação do sangue ou que apresentem inflamações no local da aplicação.

Saber como funciona o botox e quais são seus resultados é muito importante para quem considera fazer o procedimento. Esse tratamento é uma ótima opção para qualquer um que deseje melhorar a aparência de forma eficiente e sem a necessidade de cirurgia, e deve ser realizado com o acompanhamento de um profissional qualificado.

Por isso, se você se interessou pelo procedimento e deseja marcar uma avaliação, ou se quer saber mais sobre como ele funciona, entre em contato com a nossa clínica e converse com nossos profissionais!

Share: